Configurações Gerais do Módulo de Cadastro e Login Social

Gustavo Antonucci

Última atualização há 2 meses

   O módulo de Cadastro da AGTI já vem pré-configurado de forma a atender os cenários mais básicos, mas você pode personalizá-lo em vários aspectos para que ele se encaixe com perfeição ao seu cenário.

Tipos de Pessoas

   Essa é a configuração mais básica do módulo, sobre a qual as demais serão realizadas. Você pode configurar todos os tipos de clientes que deseja utilizar, como Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Estrangeiro, Pessoa Politicamente Exposta, Revenda, Fornecedor, etc.


   Para cada tipo de pessoa você poderá criar campos personalizados que serão solicitados no formulário de cadastro da loja. Exemplo: CNAE, CNPJ, número do passaporte, título de eleitor, etc. Esses campos podem todos ser opcionais ou obrigatórios, para cada tipo de pessoa.


   Os tipos de pessoa possuem três configurações:

  • Nome - Nome interno, que será armazenado na coluna person_tpye* da tabela customers;
  • Label - Nome que será apresentado ao cliente final no formulário de cadastro;
  • Ativar - Se esse tipo de pessoa poderá ser utilizado por seus clientes ou não.

Campos Pré-Cadastrados

   O módulo já vem com os campos mais comuns pré-cadastrados, sendo eles: CPF, RG, Razão Social, e Inscrição Estadual. Todavia, na versão não licenciada (gratuita) do módulo, apenas o campo de CPF pode ser utilizado.

   Note que ao lado de cada um dos campos há um botão x, mas desativado. Isso ocorre porque os campos padrão do módulo não podem ser removidos. Já o campo "Teste", que não é dos padrões do módulo, pode ser removido normalmente. Para cada campo você pode configurar para quais tipos de pessoa ele será exibido/obrigatório.

   A opção "impedir duplicação" garante que não haverão dois clientes com o mesmo valor esse campo. Isso é útil para lojas que não queriam permitir dois cadastros com o mesmo CPF/CNPJ.


   Hoje o módulo suporta, apenas, campos de texto, não sendo possível criar tipos personalizados como data ou lista de seleção.

Cadastrando novos campos

   Para adicionar novos campos ao formulário de cadastro basta utilizar o botão Adicionar Campo, como imagem abaixo.

   Então, você poderá configurar as mesmas informações que nos campos padrão, com um campo adicional chamado nome. Esse campo deve possuir o mesmo valor que a coluna da tabela customers a ser usada para armazenar essa informação. Se a coluna ainda não existir, ela será criada automaticamente pelo módulo.

   Note que se você renomear o campo nome para outro valor, o módulo criará a nova coluna, mas não fará nenhuma migração automática de dados.

Este artigo foi útil?

0 de 0 gostaram deste artigo

Ainda precisa de ajuda? Envie-nos uma Mensagem